Produção Científica do Comitê
Scientific Production of the Committee
Livros e Capítulos
Books and Chapters
BOTAS, N. A.; NASCIMENTO, Flávia Brito do. O Conjunto Residencial da Penha: imaginários e representações do Estado no subúrbio carioca. In: Diálogos suburbanos: Identidades e lugares na construção da cidade. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. p. 115-138.
CHUVA, M.; NASCIMENTO, Flávia Brito do. Democracia, Patrimônio e Direitos: a década de 1980 em perspectiva. SÃO PAULO: FAUUSP, 2019 (Caderno de Resumos).
SCIFONI, Simone. Para repensar a Educação Patrimonial. In: PINHEIRO, Anderson (org.). Cadernos do Patrimônio Cultural: Educação Patrimonial. Fortaleza: Secultfor/Iphan, 2015.
Artigos
Articles
BAZZANELLA, André; SANTOS, M. S.; ZANETTI, V. Carta para Brumadinho. Taubaté: GPPTC, 2019
DEMARCHI, João Lorandi; SCIFONI, Simone. Patrimônio cultural e educação patrimonial: a operação historiográfica e a tática marginal. RIDPHE_R Revista Iberoamericana Do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 5, 2019.
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9673/7599
FLORÊNCIO, Sônia R. Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In: Iphan/PB / Copac/PMJP. Caderno Temático de Educação Patrimonial: Reflexões e práticas. [s.l.]: Iphan/PB / Copac/PMJP, 2012. p. 22-29.
https://issuu.com/daniellalira/docs/caderno_tem_tico_02_-_baixa_resolu__o?viewMode=doublePage
FLORÊNCIO, Sônia R. Rampim. Política de educação patrimonial no Iphan: diretrizes conceituais e ações estratégicas. Revista CPC, n. 14, v. 27, p. 55-89, 2019.
http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/159666/155800
FLORÊNCIO, Sônia R. Rampim; BIONDO, Fernanda Gabriela. Inventários Participativos Como Instrumentos De Educação Patrimonial e Participação Social. In: AMARAL, Lilian; ROCHA, Rocha (Coord.). Patrimônios possíveis: arte, rede e narrativas da memória em contexto iberoamericano. Goiânia: UFG, [s.n.]. p. 50-58.
https://patrimonios-possiveis.medialab.ufg.br/05_sonia_rampim.html
NASCIMENTO, Flávia Brito do. Habitar o presente, construir o passado: história oral e patrimônio nos conjuntos residenciais modernos em São Paulo. ARQ.URB, v. 26, p. 117-137, 2019.
Em português: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/30/23
Em inglês: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/30/260
NASCIMENTO, Flávia Brito do. Heritage and Dictatorship: Paradoxes of Urban Policies for Rio de Janeiro. In: POLITICS OF TRADITION - IASTE 2018, 2019, Coimbra, Portugal. Working Paper Series. Proceedings of… Berkeley, CA: IASTE, 2018. v. 288.
NASCIMENTO, Flávia Brito do; SCIFONI, S. Condephaat 50 anos. REVISTA CPC (USP), v. 13, p. 5-19, 2019.
http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/152074/149996
NASCIMENTO, Flávia Brito do; SCIFONI, S. O tombamento de Iguape como patrimônio nacional: novas práticas e políticas de preservação. PARC - Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 6, n. 1, p. x-y, jan./mar. 2015.
REPEP - Rede Paulista de Educação Patrimonial. Princípios da Educação Patrimonial. São Paulo: REPEP, 2014.
http://repep.fflch.usp.br/sites/repep.fflch.usp.br/files/u63/Principios%20da%20Repep.pdf
SCIFONI, Simone. INTERPRETAR QUAL PATRIMÔNIO? A experiência do Inventário
Participativo do Minhocão, São Paulo. In: SIMPÓSIO CIENTÍFICO 2019 DO ICOMOS/BRASIL. Autenticidade em risco, 3., Belo Horizonte, 2019. Anais...
https://even3.blob.core.windows.net/processos/3e2cd59ec4a14aceba6e.pdf
Teses e Dissertações
Theses and Dissertations
DEMARCHI, João Lorandi. Referências culturais da escola, na escola: contribuições do Projeto Interação para a educação patrimonial. São Paulo, 2020. 161 p. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Orientadora: Simone Scifoni.
MAGALHÃES, Maíra Cardoso Onofri. Patrimônio cultural e tecnologia social: experiências de preservação e propostas de participação para a Vila de Serra do Navio/AP na Amazônia. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2019. Orientadora: Claudia Feierabend Baeta Leal.
TONASSO, Mariana Cavalcanti. Zonas de Conflito? Zoneamento e preservação do patrimônio cultural em São Paulo (1975-2016). 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2019. Orientadora: Flávia Brito do Nascimento.
Dossiês
Dossiês
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Imigração Japonesa no Vale do Ribeira. Brasília, DF: Iphan, 2008. (Edições Técnicas Sobre o Patrimônio Material - v. 1)
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Novas (velhas) batalhas: educação patrimonial no contexto das fortificações de Pernambuco. Brasília, DF: Iphan, 2019.
REPEP - Rede Paulista de Educação Patrimonial. Inventário Participativo Minhocão contra gentrificação. São Paulo: REPEP, 2018.
Other Bibliographic Indications
Outras lndicações Bibliográficas
Nacionais
BIONDO, Fernanda. Desafios da educação no campo do patrimônio cultural: Casas do Patrimônio e redes de ações educativas. Dissertação (Mestrado) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, Rio de Janeiro, 2016.
BURKE, Peter (org.). A escrita da história: Novas perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
CASCO, Ana Carmen. Sociedade e Educação Patrimonial. São Paulo: Repep, 2014.
CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museus, memória, educação e patrimônio. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia. IPHAN/Departamento de Museus e Centros Culturais. Rio de Janeiro: Iphan, v. 1, n. 1, 2004.
CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.
GOODEY, Brian. Interpretação e comunidade local. In: MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o patrimônio: um exercício de olhar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. p. 47-58.
MENESES, Ulpiano B. T. O patrimônio cultural entre o público e o privado. In:
DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO (DPH). O direito à memória: Patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH/Secretaria Municipal de Cultura, 1992. p. 189-194.
MENESES, Ulpiano B. T. Os “usos culturais” da cultura. Contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais. In: YAGIZI, Eduardo; CARLOS, Ana Fani A. CRUZ, Rita de C. Turismo. Espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1996.
MENESES, Ulpiano B. T. O campo do patrimônio Cultural: uma revisão de premissas.
Conferência magna. iN: FÓRUM NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL: SISTEMA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL. Desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão, 1., Ouro Preto, 2009. Anais… Ouro Preto/MG: Iphan, 2009. p.127-136.
MURTA, Stela M.; GOODEY, Brian. Interpretação do patrimônio para visitantes: um quadro conceitual. In: MURTA, Stela M.; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o patrimônio: um exercício de olhar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. p.13-46.
SANTOS, Carlos Nelson F. dos. Preservar não é tombar, renovar não é por tudo abaixo. Revista Projeto, p. 59-63, 1986.
https://docs.google.com/file/d/0BwTS4THx9n2hQmpabF9EbTdWT0U/edit?pli=1
VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento. Porto Alegre: Medianiz, 2012.
WILLIANS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
lnternacionais
SMITH, Laurajane. El “espejo patrimonial”¿ Ilusión narcisista o reflexiones múltiples? Antipoda - Revista de Antropologia y Arqueología, Bogotá, n. 12, p.39-63, Enero-Junio 2011.
https://revistas.uniandes.edu.co/doi/pdf/10.7440/antipoda12.2011.04